terça-feira, 7 de novembro de 2017

Dia Internacional dos Direitos das Crianças

      Fonte da imagem: captura de ecrã da primeira página do documento disponibilizado em 

No dia 20 de novembro comemora-se o Dia Universal dos Direitos das Crianças. Há 28 anos, no dia 20 de novembro de 1989, foi adotada pela Assembleia Geral nas Nações Unidas a Convenção sobre os Direitos da Criança (Para saber mais sobre esta Convenção clica na ligação).

Vê também aqui uma síntese dos direitos reconhecidos, nesse documento:



Podes guardar e imprimir esse documento aqui:

http://jornalix.pt/wp-content/uploads/2015/11/desbobravel_conhece_teus_direitos.pdf

Na portal da Rede de Bibliotecas Escolares, os professores podem encontrar um guia com sugestões de atividades para realizar nesse dia:
http://www.rbe.min-edu.pt/np4/np4/?newsId=2027&fileName=Guia_para_as_escolas.pdf

Ver mais informação aqui:
http://www.rbe.min-edu.pt/np4/2027.html

Podem ainda ler o livro digital "Promover a Compreensão entre Crianças e jovens do PFCPC"   disponível no Portal  http://www.cnpcjr.pt   (ou clicar na imagem)


Fonte da imagem captura de ecrã da 1ª página do documento disponível em :


No dia 20 de novembro, vamos aderir a campanha nacional "Estendal dos direitos" com alguns trabalhos realizados pelos alunos do nosso agrupamento:




Podem  rever alguns trabalhos realizados em anos anteriores em colaboração com a CPCJ, já publicados neste blogue:

https://ramirosalgado.blogspot.pt/2013/05/direitos-da-criancas.html


terça-feira, 31 de outubro de 2017

Halloween


Fonte da imagem: Captura de ecrã 
http://observador.pt/videos/atualidade/lenda-stingy-jack-jack-lantern/

A lenda de Stingy Jack ou Jack-o’-lantern

"A lenda irlandesa de Stingy Jack é uma das mais famosas histórias de Halloween e inspirou os irlandeses a esculpirem as primeiras lanternas, em nabos e batatas. As abóboras vieram mais tarde."

 Clica na imagem e vê a pequena animação publicada no sítio:


Clica na imagem e "lê" agora este livro muito giro:


 Fonte da imagem: 
Captura de ecrã de: https://www.facebook.com/ocastelodoslivros/videos/1909621502389234/


Vamos "cantar" Halloween?

Filme: "Schoolies | stories of the dark | Halloween nursery rhyme" com várias cantigas.



Dia Mundial do Fumador


Tabaco vs Saúde

Informa-te sobre os malefícios  do tabaco "lendo" os textos,  imagens e vídeo aqui disponibilizados. Toma notas para responder  às perguntas que se seguem e, no final, faz um cartaz publicitário institucional (seguindo as regras dadas na aula de português) para acabar com o tabagismo.
Nota: Pesquisa e seleciona imagens apelativas para o teu cartaz, mas não te esqueças de guardar e indicar a fonte das mesmas.

Boa pesquisa e bom trabalho!


1. Quais são as componentes do tabaco?

2. Quais são os efeitos do tabaco no corpo humano?
3. Quando a mãe fuma durante a gravidez o feto é afetado? Indica de que forma.

4. Depois do bebé nascer a mãe pode fumar? Justifica a tua resposta.

5. Qual é a estimativa relativamente ao número de mortes relacionadas com o tabaco para 2025?

6. Identifica algumas vantagens de deixar de fumar.

7. Custando um maço de tabaco cerca de 4 euros, quanto gasta, num ano, uma pessoa que fuma 1 maço por dia?
 
8- Onde podem os fumadores procurar ajuda para deixar de fumar?

 A- Imagens:
Algumas componentes do tabaco:


Imagem: http://1.bp.blogspot.com/_wlvzb_767uM/SDqmSa1TddI/AAAAAAAAADw/ZZyJhoz4NeY/s400/imagem+componentes.JPG




Imagem: https://tabagismo8b.files.wordpress.com/2011/05/componente1.jpg

B- Textos:

Consulta o texto publicado no site abaixo indicado:

 C- Vídeo

Vídeo sobre tabagismo feito pelo departamento de Telemedicina/USP:


      

 Conclusão:
Agora que já percebeste que o tabaco é prejudicial à saúde (e não só!), se já és fumador vê como podes deixar esse hábito.

Deixar de fumar pode ser difícil. Tratando-se de um hábito com dependência física e psíquica, os sintomas de privação do tabaco nem sempre se conseguem ultrapassar sem ajuda.

Conselhos úteis (Fonte:  Portal da Saúde)

Querer deixar de fumar e decidir fazê-lo são os passos mais importantes. Mas passar à prática exige esforço e auto-disciplina.

Algumas rotinas poderão facilitar a tarefa:
  • Fixar um dia para deixar de fumar. O estabelecimento de uma data ajuda a criar um sentimento de compromisso.
  • Anunciar aos outros a sua decisão. Envolver os que lhe são mais próximos garante-lhe apoio e solidariedade.
  • Identificar os seus hábitos tabágicos. Saber em que circunstâncias fuma habitualmente permite-lhe criar estratégias para contorná-las.
  • Elaborar uma lista de motivos para deixar de fumar e relê- la sempre que pensares em desistir.
  • Aprender a reagir à vontade de fumar. Os momentos em que sentires grande desejo de voltar a fumar duram apenas alguns minutos.
  • Fazer uma alimentação saudável. Se a tua preocupação é o ganho de peso associado ao abandono do tabaco, procura substituir as gorduras, o açúcar e os alimentos ricos em sal por saladas, frutas e legumes.
  • Tentar evitar a proximidade de fumadores, bem como os cigarros e todos os objetos relacionados com o hábito de fumar.
  • Praticar atividade física. Não só contribui para uma boa forma física, como ajuda a combater a ansiedade e as alterações de humor próprias dos ex-fumadores.
  • Com o dinheiro que poupares no tabaco, oferecer ati próprio uma prenda que desejas há muito tempo.
  • Se não conseguires à primeira, nada está perdido. A recaída faz parte do processo de mudança. Marca uma nova data e volta a tentar

Onde podes encontrar ajuda?
Consulta o teu médico de família. Ele poderá indicar-te medicamentos (alguns de venda livre), cuja utilização duplica o grau de sucesso de parar de fumar, recomendar-te apoio psicológico ou encaminhar-te para as consultas de cessação tabágica."

Fonte: Portal da Saúde


Direção-Geral da Saúde - http://www.dgs.pt/



Adaptação de um Post já publicado neste blogue em 2015.